A Cabanagem foi um episódio marcante na história do Amapá e na história da região Norte, pois
ameaçou a hegemonia do governo Imperial durante a fase da regência, mobilizando proprietários, comerciantes, índios e negros em defesa de um projeto republicano e de maior autonomia provincial.
dividiu de forma radical todas as províncias da região norte e nordeste, provocando uma guerra civil entre os que eram favoráveis e fiéis ao governo português e os defensores de um novo governo brasileiro, democrático.
foi um movimento com forte participação popular que se alastrou por uma área hoje correspondente a diversos estados, expressando o descontentamento social e político com a situação da região e as tensões com o governo de Dom Pedro I.
resultou na decretação da independência do Grão Pará em relação ao centro do Império, e na instalação de um governo provisório que logo foi reconhecido pelas demais províncias, ao propor o projeto de criação da Confederação do Equador.
demonstrou a capacidade de organização e luta das classes populares, uma vez que os cabanos chegaram a tomar o poder e proclamaram um governo republicano, que resistiu mesmo após investidas das forças imperiais, levando Dom Pedro I a assinar um pacto de paz.