A colonização de Fortaleza tem reflexo direto com a invasão holandesa no Brasil. Devido à expansão dos flamengos em todo o Nordeste, a futura capital cearense acabou recebendo expedições e um Forte de nome Schoonenborch.
Sobre as invasões holandesas no Ceará, é correto dizer que:
Matias Beck, comandante holandês que se fixou em nossa capital, garantiu permanência de seus soldados em Fortaleza devido, principalmente, à localização geográfica próxima da Europa, o que facilitaria comunicação e o desembarque de navios holandeses.
apesar de não possuir uma forte economia no Nordeste, a presença de estrangeiros em Fortaleza não era incomum. A cidade tinha um porto que já estava entre os cinco mais importantes no país. Devido à navegabilidade do seu litoral, o território recebia constantemente frotas e embarcações europeias.
aconteceu durante o ciclo do açúcar no Brasil. Devido ao solo cearense ser propício para a produção do açúcar e com a necessidade cada vez mais crescente do produto na Europa, os holandeses trouxeram suas técnicas de produção para aumentar o ainda incipiente mercado do açúcar no Ceará.
as expedições holandesas partiram de Pernambuco em busca de metais preciosos no Nordeste. Em Fortaleza, às margens do rio Pajeú, construíram um Forte que facilitasse a estadia e garantisse a proteção dos invasores. O controle holandês, porém, só durou até 1654, quando foram expulsos pelos portugueses e o Forte passou a se chamar Fortaleza de Nossa Sra. da Assunção.