

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a política e a economia paranaense nos séculos XX e XXI, assinale o que for CORRETO:
O Paraná tem hoje grande parte de suas rodovias terceirizadas. As companhias concessionárias cobram pedágios dos usuários e, em contrapartida, fazem a conservação da malha asfáltica.
A emancipação política do estado do Paraná ocorreu em 1950, no mesmo ano em que foi criada a Universidade Federal do Paraná.
Devido à política econômica desenvolvimentista implementada por sucessivos governos paranaenses durante o regime militar (1964-1985), o estado se consolidou como o principal produtor de aço do país.
Devido à opção de seus governantes pela produção de bens primários, o estado do Paraná ainda não possui um setor industrial capaz de produzir bens que possam ganhar mercado em outros estados ou no exterior.
O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações.