

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto.
Pau de Arara
Luiz Gonzaga
Quando eu vim do sertão,
seu moço, do meu Bodocó*
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau de arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xote, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
* Região do interior de Pernambuco.
(https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/261217/)
A música de autoria de Guio de Moraes e Luiz Gonzaga, de 1952, exprime um movimento social de grande duração na história do Brasil. Exprime, igualmente, alguns aspectos desse fenômeno social, marcado
pelo processo de interiorização da sociedade brasileira e pelos baixos padrões culturais das sociedades sertanejas.
pela penúria econômica das populações em trânsito e pela difusão de seus conteúdos culturais.
pela emigração das populações sertanejas para fora do país e pela fusão de culturas e ritmos musicais rurais e urbanos.
pela deterioração dos espaços urbanos tradicionais e pelo rebaixamento do gosto artístico decorrente da chegada de populações analfabetas.
pelo enfraquecimento dos movimentos populares urbanos e pela manipulação da cultura popular pelos políticos populistas.