As relações entre Egito e Núbia alternaram entre momentos pacíficos e de guerra. Da Núbia provinham diversos produtos apreciados em Mênfis ou Tebas, como pele de animais e temperos, metais preciosos e cativos. A respeito do tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A hegemonia dos egípcios sobre a região da Núbia tendeu a diminuir ao longo do primeiro milênio, quando alguns chefes núbios chegaram a se impor no governo de todo o Egito.
Em 751, o líder guerreiro proveniente de Kush, chamado Piankhy, tomou o palácio real em Tebas e inaugurou a 25ª dinastia de faraós, que governou o Império até 664 a.C.
Do esplendor e prosperidade da civilização de Meroé restaram diversos monumentos, entre os quais as pirâmides, de pequena proporção, templos em homenagem aos deuses, túmulos e sarcófagos.
O termo Candaces designava as rainhas que comandavam a Núbia, visto que na África prevaleceram formas de organização social de tipo matrilinear, em que a sucessão se fazia pela linha familiar materna.
No século II, a influência de Meroé diminuiu, o que pode ser percebido no empobrecimento e diminuição do tamanho dos túmulos de seus últimos governantes, de quem às vezes não restam nem os nomes.