Considere a imagem a seguir:
-
(Arquivo da Coroa de Aragão, Barcelona, The Bridgeman Art Library/Keystone. Apud NAPOLITANO, M. e VILLACA, M. História para o ensino médio, São Paulo: Saraiva, 2013, p. 113)
-
A imagem, uma iIuminura que representa um juramento de vassalagem, contém indícios da relação entre o suserano e seu vassalo, na qual
ambos estão com as mãos sobrepostas, revelando uma aliança igualitária em que juravam fidelidade um ao outro, selando uma união que incluía a defesa mútua das terras contra inimigos ou em caso de invasões ou rebeliões servis.
o suserano, em geral um príncipe ou rei como denota o manto presente na vestimenta, concedia proteção a um religioso, garantindo os privilégios da Igreja e fornecendo cavaleiros para as Cruzadas, em troca da atuação do pároco, seu vassalo, no feudo, junto aos servos.
o vassalo, menos abastado que seu suserano, por meio de uma cerimônia em que se ajoelhava diante do senhor, arrendava terras e lhe pagava tributos, ao passo que o suserano lhe garantia uma quota de servos e a segurança armada que necessitasse para estabelecer seu feudo.
o suserano, simbolicamente representado em um nível superior ao vassalo, deveria proteger e conceder um “benefício” a esse − geralmente um pedaço de terra junto com os camponeses que nela trabalhavam −, em troca do apoio político-militar e ajuda financeira do vassalo.
o vassalo e o suserano selam um compromisso de fidelidade em um igreja, dirigindo-se simbolicamente ao papa, em um acordo que garantia a isenção de dízimos e de compromissos religiosos por parte do vassalo, uma vez que este passava a ter muitas obrigações com o suserano, que lhe garantia um título de nobreza.