Imagem de fundo

A Revolta de Carrancas e a Revolta dos Malês foram, respectivamente:

1
Q2440436
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A Revolta de Carrancas e a Revolta dos Malês foram, respectivamente:

A

uma revolta de fazendeiros falidos de Minas Gerais contra a lei que proibia o tráfico de escravos e uma revolta da população urbana de Salvador a favor do fim do tráfico, em meados do século XIX.

B

uma insurreição de alforriados no Rio de Janeiro pelo direito de retornarem à África e uma rebelião de escravizados muçulmanos, na Bahia, em defesa da liberdade religiosa, ambas datadas do começo do século XIX.

C

uma rebelião de escravizados e quilombolas, no interior de São Paulo, e uma revolta de “escravos de ganho” em Salvador, ambas na década de 1840, que contribuíram para a abolição do tráfico interno de escravos alguns anos depois.

D

uma revolta que ocorreu na província de Minas Gerais e outra que ocorreu na Bahia como expressões da resistência dos escravizados, ambas na década de 1830, marcadas por violência e forte repressão das autoridades.

E

uma rebelião urbana de escravizados ligados à atividade mineradora, em Vila Rica, e uma revolta rural de escravizados que trabalhavam em engenhos de cana de açúcar, no Recôncavo Baiano, ambas ocorridas na década de 1870.