Analise a charge abaixo:
Storni. Careta, 19/02/1927. Apud: Renato Lemos (org.)
Uma história do Brasil através da caricatura. 1840-2006.
Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006, p.35. Adaptado.
Sobre a charge, assinale a alternativa CORRETA.
Trata-se de uma crítica ao voto de cabresto, tipo de voto no qual o eleitor era guiado” pelo coronel ou político local, desenvolvido como estratégia para Getúlio Vargas se perpetuar no poder.
Consiste numa crítica preconceituosa das elites financeiras do país, que acusavam as camadas populares de serem guiadas como cavalos na hora de votar, trocando seu voto por dinheiro ou favores.
Representa uma das características marcantes da Primeira República, marcadas também, dentre outras coisas, pela presença de militares no governo dos primeiros anos republicanos e da política do café com leite.
A charge representa o período da República Velha, também conhecida por Primeira República, momento em que o país, pela primeira vez, conseguiu suplantar a agropecuária como principal atividade econômica do país.
Publicada no início da Era Vargas, a imagem representa uma das mais tristes cenas, repetida à exaustão até os dias atuais. Trata-se do “voto de cabresto”, prática que consistia em troca de favores, objetos ou dinheiro pela indicação de um candidato a ser votado.