Nas últimas décadas do século XIX e durante a primeira metade do século XX, as Obrages exploraram o Oeste do Paraná. Sobre as Obrages no Oeste do Paraná, é CORRETO afirmar:
Obrages foi um sistema de colonização que loteou e dividiu as terras no Oeste do Paraná e as vendeu para colonos oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a primeira metade do século XX.
Obrages é o termo usado para designar empresas que objetivavam extrair erva-mate no Oeste do Paraná com o uso de mão de obra constituída por agricultores de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A principal Obrage que atuou no Oeste do Paraná foi a Industrial Madeireira Rio Paraná - MARIPÁ -, que também foi a responsável, na década de 1930, pela fundação do município de Cascavel.
Obrages é o termo usado para designar empresas que extraíam madeiras e erva-mate no Oeste do Paraná com o uso de mão de obra indígena, os mensus.
Obragens eram empresas que exploravam madeira e erva-mate no Oeste do Paraná com o uso da mão de obra dos mensus, que eram trabalhadores oriundos dos Campos Gerais do Paraná.