Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi
Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani
Maranhão, Maceió
Macapá, Marajó
Paraná, Paraíba
Pernambuco, Piauí
Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati
É tudo tupi
Butantã, Tremembé, Tatuapé
Tatuapé, Tatuapé
quem sabe o que é que é?
caminho do tatu.
Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.
Identificar a distribuição rural e urbana das populações indígenas nos Estados brasileiros, sobretudo em São Paulo.
Colaborar para as comemorações do Dia do Índio, reforçando a contribuição indígena para o folclore brasileiro.
Reconstituir a evolução histórica dos troncos linguísticos indígenas paulista e latino-americanos.
Conscientizar os alunos do caráter democratizante fruto da convivência interracial entre portugueses e indígenas em São Paulo.
Refletir sobre o silenciamento da história das comunidades indígenas nas narrativas sobre a cidade de São Paulo.