Imagem de fundo

Tu Tu Tu Tu Tu Tupi Todo mundo tem um pouco de índio dentro de si dentro de si Todo mu...

Tu Tu Tu Tu

Tu Tupi

Todo mundo tem

um pouco de índio

dentro de si

dentro de si

Todo mundo fala

língua de índio

Tupi Guarani

Tupi Guarani

Maranhão, Maceió

Macapá, Marajó

Paraná, Paraíba

Pernambuco, Piauí

Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati

É tudo tupi

Butantã, Tremembé, Tatuapé

Tatuapé, Tatuapé

quem sabe o que é que é?

caminho do tatu.

Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.


Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.

A

Identificar a distribuição rural e urbana das populações indígenas nos Estados brasileiros, sobretudo em São Paulo.

B

Colaborar para as comemorações do Dia do Índio, reforçando a contribuição indígena para o folclore brasileiro.

C

Reconstituir a evolução histórica dos troncos linguísticos indígenas paulista e latino-americanos.

D

Conscientizar os alunos do caráter democratizante fruto da convivência interracial entre portugueses e indígenas em São Paulo.

E

Refletir sobre o silenciamento da história das comunidades indígenas nas narrativas sobre a cidade de São Paulo.