Imagem de fundo

A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Sa...

A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1912 e 1914, envolvendo a disputa de terras naquela região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.


Acerca desse conflito, é correto afirmar:

A

Correspondeu em um conflito bélico que foi motivado por uma disputa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, pelo controle político e econômico da região contestada, rica em minérios, madeira e erva mate.

B

Trata-se de um conflito político envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, devido aos interesses econômicos dos dois governos em torno do capital estrangeiro, alocado na construção da estrada de ferro que ligaria Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.

C

Embora motivados pelo messianismo religioso, que explorava a fé da população, e pela insatisfação popular com a situação econômica e social do país, o movimento do contestado foi rapidamente controlado pelos benefícios sociais gerados pelos empregos que a empresa Brazil Railway Company trouxe para a região, com a construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul.

D

Correspondeu a um evento de cunho político, social e econômico, envolvendo os estados do Paraná e Santa Catarina, os quais apresentavam-se unidos contra as elites políticas da região sudeste do Brasil, em torno do fim da República Velha, marcada pela Política do Café com Leite.

E

Teve como principal motivação os desdobramentos econômicos e sociais gerados pela desapropriação de terras dos moradores da região do Contestado para a construção da ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, desenvolvida pela empresa Brazil Railway Company. O conflito foi agravado pelo direito de exploração da madeira e da erva-mate dessa região, concedido para a empresa Southern Brazil Lumber & Colonization.