Imagem de fundo

Analise as afirmativas a seguir a respeito das relações...

Analise as afirmativas a seguir a respeito das relações entre instituições e violência política na Primeira República do Brasil e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A Constituição de 1891 e as leis ordinárias subsequentes estabeleceram a república, o voto universal masculino e a tripartição de poderes, mas perpetuaram práticas de violência política, como a possibilidade de votar a descoberto.

( ) Uma prática de violência política da Primeira República é a subordinação baseada na troca de favores e em compadrio conhecida como coronelismo: um sistema de reciprocidade exercido entre coronéis e governadores e entre coronéis e outros chefes municipais, por exemplo.

( ) O período entre 1889 e 1930 é marcado pelo republicanismo e pela abolição da escravidão, o que resultou na construção de um Estado inclusivo e paulatinamente mais democrático, restringindo a violência ao patriarcalismo das relações familiares privadas.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, F e V.


B

V, V e F.


C

F, F e V.


D

F, V e F.


E

V, V e V.