Imagem de fundo

Em relação à escravidão e ao processo de descravização no...

Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo.


( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico.

( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos.

( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico.

( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – V – F.


B

V – V – F – V.


C

V – F – F – V.


D

F – V – F – V.


E

V – V – V – F.