Imagem de fundo

[…] A colônia é vista como prolongamento, alargamento de metrópole (a mãe-pátria), mas ...

[…] A colônia é vista como prolongamento, alargamento de metrópole (a mãe-pátria), mas é, ao mesmo tempo, a sua negação. Assim, a população da colônia na perspectiva metropolitana é equivalente à da metrópole, porém a metrópole é uma região de onde as pessoas saem (região de emigração) e a colônia é uma região para onde as pessoas vão (de imigração). Falamos de demografia na visão metropolitana porque, evidentemente, a mentalidade dos ameríndios não contemplava esse tipo de preocupação: o que, aliás, aponta a complexidade do fenômeno colonial, que envolvia um confronto de culturas. (NOVAIS, 1997, p. 20)

De acordo com o trecho acima e considerando a crise do sistema colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:

A

A crise do sistema colonial brasileiro aconteceu devido ao declínio da produção de açúcar, da escassez do ouro e das aspirações de liberdade influenciadas pelas emancipações de outras colônias pelo mundo.

B

Apesar da preponderância do açúcar como principal produto de exportação da colônia, ele não era o único, ainda assim, o esquema social baseado no cotidiano dos engenhos pode ser encaixado em toda a colônia.

C

Desde a segunda metade do século XVIII, o ouro começou a ficar mais escasso. Assim, Portugal diminuiu os impostos sobre ele, já que o país havia acabado de passar por um terremoto e precisava de recursos para se restabelecer.

D

A produção açucareira e o reino lusitano passaram, então, a enfrentar uma crise econômica por conta da concorrência com o açúcar produzido no Haiti, que só se encerraria com a tão esperada descoberta de ouro no Brasil, no final do século XVII.