

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Agostinho Neto escreveu o poema “Sobre o sangue ainda quente do meu irmão” durante a luta pela independência de Angola, Estado do qual foi o primeiro presidente após a independência. Durante a segunda metade do século XX, vários novos países independentes surgiram em África.
Sobre o sangue ainda quente do meu irmão
Sacrificado pela pátria Construo o meu sonho de união
Sobre o sangue ainda quente da minha irmã
Assassinada pelos carrascos
Construo o meu sonho de unidade
Unidade cimentada pelo sangue União plantada sobre a terra
Germinando no meu gesto
Crescendo na minha voz
Gritando no teu olhar
Sobre o contexto de pós-2ª Guerra Mundial em Portugal e suas antigas colônias, assinale V para a afirmativa Verdadeira e F para a Falsa.
( ) As ex-colônias portuguesas foram umas das últimas regiões a se tornarem independentes no continente africano, sendo a principal preocupação da política diplomática do regime salazarista.
( ) A luta pela manutenção das suas possessões em África chegou a consumir aproximadamente 40% da economia de Portugal, o que ampliava o descontentamento da população com o governo.
( ) O Salazarismo manteve o apoio irrestrito dos militares durante todo o seu período, sendo derrubado pela “Revolução dos Cravos”, em 1969, em um movimento liderado pelos camponeses.
As afirmativas são, respectivamente,
V, V e F.
F, V e V.
V, F e F.
F, F e V.