

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Zacarias de Goes e Vasconcelos, primeiro presidente da Província do Paraná, em 1853, percebeu que os seus problemas de administração se poderiam resumir num só: povoar um território de duzentos mil quilômetros quadrados ocupados por 60.626 habitantes, praticamente três pessoas por quilômetro quadrado.
(MARTINS, Wilson. Um Brasil diferente – Ensaio sobre fenômenos de aculturação no Paraná. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1989. p. 64. Adaptado.)
O problema administrativo indicado no texto esteve associado a uma política de povoamento que visava:
ligar as colônias litorâneas ao Primeiro Planalto.
desenvolver o circuito econômico do tropeirismo.
estreitar relações com as ex-colônias espanholas.
estimular a união entre brancos, negros e índios.
atrair a mão de obra de imigrantes estrangeiros.
Em relação ao nome do Município de Bela Vista da Caroba, marque a alternativa que indica a que o topônimo “Caroba” se refere originalmente.
A uma tribo indígena.
A uma espécie vegetal.
A um rio que passa pela região.
A um prato típico do período da colonização.
A respeito da História do Paraná, assinale a alternativa CORRETA sobre o seu processo de emancipação política:
Os políticos paulistas, desde o princípio, apoiaram a busca pela emancipação política do Paraná.
A instalação oficial da província do Paraná, emancipada, foi realizada em 19 de dezembro de 1853, quando tomou posse o primeiro Presidente da Província Zacarias de Goés e Vasconcelos, tendo Paranaguá como capital.
A luta pela emancipação política do Paraná teve seus antecedentes em 1811 , quando Pedro Joaquim Correia de Sá, um representante da Câmara de Paranaguá, aproveitando a presença da Família Real no Brasil, apresenta à Corte as vantagens nas quais se conseguiria caso houvesse a autonomia da 5ª Comarca. Entretanto, a iniciativa fracassou.
Antes da emancipação política do Paraná, a região era denominada de "5ª Comarca de Santa Catarina".
Assim como em outros territórios e estados brasileiros, a história do Paraná registra vários ciclos econômicos. Com relação aos ciclos econômicos e ao desenvolvimento do estado do Paraná, assinale a opção correta.
O ciclo da erva-mate alcançou o seu ápice no século XIX.
No século XIX, a principal atividade econômica do estado era a exploração cafeeira.
Durante o ciclo da erva-mate, o produto se destinava ao mercado interno e não era exportado.
O processo de industrialização do Paraná consolidou-se no início do século XX.
O ouro teve grande importância na economia paranaense do século XIX.
Falar em símbolos no Paraná é falar em pinheiro, principalmente em Curitiba, cujo nome é derivado de curii, que significa pinheiro, pinha, pinhão, acrescido do sufixo tiba, que indica abundância. Ou seja, a própria significação de Curitiba possui ligação com o pinheiro.
O pinheiro foi o símbolo que melhor refletiu o ideal paranista: o paranaense do futuro seria pujante, de porte gigantesco, assim como o pinheiro; seria fruto das raças que ali se encontram e que se integram sob o comando harmônico dos pinheirais; teria uma identidade cultural própria que o tornaria especial, diferente dos demais, que o tornaria o rei da floresta, o que não o faria deixar de ser, de maneira alguma, bem brasileiro.
Luis F. L Pereira. Paranismo: cultura e imaginário no Paraná da I República. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1996 (com adaptações).
Considerando o assunto de que trata o texto apresentado, assinale a opção correta.
O paranismo sempre foi desprovido de referência ameríndia.
A união da população paranaense, pela perspectiva do movimento paranista, ocorreria pela arte e pela unidade religiosa.
O movimento paranista buscava engrandecer, mediante o culto ao agrarismo e à tradição artesã, o que considerava o mais promissor estado da República.
A construção do imaginário paranaense pelo movimento paranista ancorava-se na conjuntura gloriosa em que viveu o estado na Era Vargas.
O movimento paranista contribuiu, por meio de símbolos, para a construção de um estereótipo do povo paranaense, cuja identidade era apresentada como fruto da integração de raças.

Jayme A. Cardoso e Cecília M. Westphalen. Atlas Histórico do Paraná. 2.ª edição (revista e ampliada). Curitiba: Livraria do Chain, 1986.
Tendo como referência esse mapa, relativo ao território do atual estado do Paraná, assinale a opção correta.
Em meados do século XVIII, foram encontradas jazidas de diamantes na região de Paranaguá.
A ocupação do planalto de Curitiba foi realizada por colonos espanhóis oriundos da região do atual Paraguai.
A instalação do pelouro nas vilas coloniais reforçava que estas estavam sob o domínio da Coroa portuguesa.
O movimento de vicentinos da Capitania de São Vicente para o sul da colônia americana teve como principais motivos a captura de indígenas e o comércio com espanhóis.
As jazidas de ouro eram abundantes na região, o que motivou a intensa migração de portugueses, bem como uso de mão de obra asiática no novo negócio de exportação.
Em relação à história de São José dos Pinhais, marque a alternativa que indica o ano em que se deu o estabelecimento político do município, com a instalação da Câmara dos Vereadores.
1776.
1853.
1889.
1943.
1967.
Segundo os dados históricos do município de Grandes Rios - PR, seu território foi desmembrado do município de:
Cândido de Abreu.
Faxinal.
Ivaiporã.
Ortigueira.
Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica __________ onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam a cultura __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
germânica / europeia
africana / italiana
americana / indígena
brasileira / portuguesa
A respeito do município de Apucarana, é INCORRETO afirmar que:
A fundação do município se deu aos 28 (vinte e oito) dias do mês de janeiro de 1944.
A Câmara Municipal possui 11 (onze) vereadores.
Beto Preto, eleito prefeito nas eleições municipais de 2016, deixou a prefeitura para comandar a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
O atual prefeito da cidade é filiado ao Partido Social Democrático (PSD), que é presidido por Ciro Gomes.
Analise as assertivas sobre o município de Campo Largo:
I. A câmara municipal possui 10 parlamentares.
II. O gentílico utilizado para os habitantes de Campo Largo é Campo-largoense.
III. Campo Largo teve seu território desmembrado da cidade de Curitiba.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III.
Apenas II.
Nenhumas das assertivas está correta.
O Paraná, desde o começo de sua história, teve o seu território cortado por caminhos ou trilhas utilizadas por indígenas, em seus deslocamentos, e pelos tropeiros, que eram, também, transmissores das notícias e intermediários de diversos negócios. Sobre os caminhos que marcaram a História do Paraná, assinale a afirmativa correta.
Itupava: com início em São José dos Pinhais, foi obra de faiscadores de ouro. Bastante perigoso, na descida da serra, foi muito utilizado pelos moradores da Lapa e de São José dos Pinhais.
Graciosa: inicialmente usado pelos índios que desciam do planalto em direção ao litoral; ocorrendo, também, em sentido inverso pelos brancos que subiam trazendo as mercadorias necessárias à sobrevivência da região curitibana.
Arraial: avançando pela Borda do Campo, atinge-se, rapidamente, as escarpas do mar, num prazo curto de dois dias; enquanto que, por Graciosa, o prazo era de quatro dias. Por isso, a preferência dos tropeiros por esse caminho, cuja descoberta se deve à perseguição a uma anta, segundo a tradição.
Peabiru: ligando os Campos Gerais com São Paulo, a estrada vinha desde Viamão, no Rio Grande do Sul, até atingir a tradicional feira de animais, em Sorocaba. Nos séculos XVIII e XIX, seu tráfego foi bastante intenso, com o transporte de gados e muares, com os tropeiros passando por Rio Negro, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva.
Em que ano se deu a emancipação política do município de Marechal Cândido Rondon?
1960.
1850.
1790.
1780.
O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes e seus descendentes envolvidos no movimento do Contestado (1912-1916) leva à reflexão sobre alguns aspectos marcantes e dolorosos das experiências dessas pessoas. É evidente que, devido à envergadura do movimento, não há um só tipo predominante de memória das experiências da guerra. As pessoas foram atraídas aos redutos rebeldes, as chamadas cidades santas, por diferentes razões e dentro de distintos contextos regionais e de diferentes fases do conflito. Entre os que se dirigiram a Taquaruçu, Caraguatá, Bom Sossego, Santa Maria, Perdizes, Pedra Branca, São Pedro e outros redutos e vilas dos seguidores do monge José Maria, havia um grupo inicial de seus devotos. Eles reelaboraram sua trajetória anterior, de práticas de curas até o combate do Irani, quando uma importante expedição do Regimento de Segurança do Paraná entrou em confronto com os caboclos, o que resultou na derrota da força policial e, entre os sertanejos, na morte de José Maria. Um ano após esse combate, os seguidores de José Maria voltaram a reunir-se em Taquaruçu, em torno da menina Teodora, que relatava seus sonhos, afirmando que José Maria ordenava a seus seguidores que retornassem a Taquaruçu para seguir sua santa religião.
Paulo Pinheiro Machado. Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado. Topoi, v. 12, n.º 22, jan.-jun./2011 (com adaptações).
Acerca da Guerra do Contestado, assinale a opção correta.
Esse conflito foi uma guerra civil que se iniciou no Rio Grande do Sul e que se espalhou pelos outros estados da região Sul.
A maior parte das áreas contestadas, que ficaram por décadas sob o poder da justiça, acabaram doadas aos republicanos e laicos camponeses locais.
A construção da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul foi fator determinante para dificultar os acordos sobre os limites de fronteira entre Paraná e Santa Catarina.
A região contestada possuía uma estreita área, pouco devoluta, na qual se explorava carvão mineral.
Taquaruçu tinha como um de seus líderes religiosos o monge Antônio Conselheiro, morto no confronto entre o Regimento de Segurança do Paraná e os caboclos ali assentados.
Assim como em outras partes do Brasil, no Paraná os povos indígenas enriqueceram a cultura e contribuíram para a formação social do estado. No que diz respeito aos povos indígenas do Paraná, assinale a opção correta.
A convivência entre os povos indígenas e os colonos brancos era harmoniosa.
O povo guarani se integrou harmoniosamente aos não indígenas durante a colonização do Paraná.
Não existem mais povos indígenas no Paraná.
Os povos indígenas do Paraná falavam a mesma língua.
Os xetás foram o último grupo indígena a entrar em contato com os colonos brancos no estado.
Sobre a política e a economia paranaense nos séculos XX e XXI, assinale o que for CORRETO:
O Paraná tem hoje grande parte de suas rodovias terceirizadas. As companhias concessionárias cobram pedágios dos usuários e, em contrapartida, fazem a conservação da malha asfáltica.
A emancipação política do estado do Paraná ocorreu em 1950, no mesmo ano em que foi criada a Universidade Federal do Paraná.
Devido à política econômica desenvolvimentista implementada por sucessivos governos paranaenses durante o regime militar (1964-1985), o estado se consolidou como o principal produtor de aço do país.
Devido à opção de seus governantes pela produção de bens primários, o estado do Paraná ainda não possui um setor industrial capaz de produzir bens que possam ganhar mercado em outros estados ou no exterior.
O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações.
A colonização do Município de Céu Azul iniciou-se em 1952, com a Firma Colonizadora:
MARIPA.
PINHO E CEDRO LTDA.
PINHO E TERRAS LTDA.
CAMINHOS DO PARANÁ.
Em relação à Emancipação Política da Província do Paraná, leia as afirmativas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA:
A emancipação política do Paraná foi um acontecimento pelo qual o Paraná desmembrou-se da Província da Cisplatina, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853.
Em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império
No ano de 1811, a Comarca de Curitiba e Paranaguá se rebelou contra o Império que cobrava o envio ao príncipe de explicações de tudo o que era vantajoso na nova capitania, sediada em Paranaguá.
O nome completo do homem que liderava este movimento emancipacionista em 1811 era Júlio Prates de Castilhos, o qual pretendia ter se tornado capitão-mor da nova capitania que desejava criar.
Segundo os deputados paulistas, o verdadeiro motivo da criação da nova província, por desmembramento da Província de São Paulo, seria uma conquista local, por sua participação na Revolta Liberal de 1842.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um(a) grande escritor(a) paranaense:
Dalton Trevisan.
Cora Coralina.
Paulo Leminski.
Helena Kolody.
Assinale a alternativa que completa corretamente a história do Município de Santo Antônio do Sudoeste-PR. “O surgimento efetivo do povoado, que recebeu a denominação de Santo Antônio, deuse somente em _________, com a chegada de um grupo de colonos tendo à frente Afonso Arrachea.”
1902
1922
1921
1912