

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em Santa Catarina são realizadas, anualmente, várias festas tradicionais, ligadas, principalmente, à colonização de nosso Estado. Acerca deste assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda e assinale a alternativa correta.

4, 5, 2, 1 e 3
3, 2, 1, 4 e 5
2, 5, 1, 4 e 3
4, 1, 2, 5 e 3
Leia as afirmativas abaixo, que tratam do povoamento do território catarinense:
I. A expansão do povoamento europeu no litoral sul-brasileiro partiu da capitania de São Vicente com portugueses que se deslocaram da ilha de São Vicente (SP) e ilha de Cananéia (SP) para o litoral catarinense. A finalidade dessa ocupação, inicialmente, era a busca pelo ouro, além da intenção de Portugal de ocupar efetivamente o sul do Brasil.
II. Ao findar o século XVII, já existiam três núcleos básicos em Santa Catarina: Nossa Senhora do Rio São Francisco, Desterro e Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
III. Em 1730, a abertura da estrada do Viamão, ordenada pelo capitão-governador Caldeira Pimentel, com a finalidade da introdução das cavalgaduras do sul em direção a São Paulo, foi a responsável pela ocupação de uma faixa expressiva do interior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
IV. Os primeiros açorianos desembarcaram na ilha de Santa Catarina em janeiro de 1748. Com a falta de condições para a atividade agrícola, os açorianos voltaram-se para a caça da baleia.
Agora, responda:
Todas as afirmativas estão corretas.
Estão corretas somente as afirmativas I, II e III.
Estão corretas somente as afirmativas I e II.
Estão corretas somente as afirmativas II e III.
Relacione as colunas de acordo com as contribuições dos índios, brancos e negros para a formação cultural do povo brasileiro:
1. índio
2. negro
3. branco
( ) instrumentos musicais como atabaque, berimbau e cuíca
( ) palavras como Tietê, Itapemirim e Itaipu
( ) religião Católica
Agora assinale a opção que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
1, 2, 3.
2, 3, 1.
3, 1, 2.
2, 1, 3.
_
Entre 1912 e 1916, ocorreram os episódios que passaram a ser conhecidos pela designação de Guerra do Contestado. Foi um conflito social em que milhares de caboclos lutaram e morreram defendendo seus direitos à posse da terra. Lutaram contra o sistema opressor, o capitalismo estrangeiro e o abandono em que se encontravam. Revoltaram-se contra os grandes fazendeiros, coronéis, autoridades e contra todos que os subjugavam.
Em 1916, a luta que envolveu 20 mil rebelados termina, graças à intervenção do Exército. A disputa territorial encerra-se quando os governos dos estados envolvidos assinam um acordo de limites.
1. Quais os dois estados envolvidos na Guerra do Contestado?
2. Que governador assinou o acordo final entregando ao outro estado metade do território contestado?
Assinale a opção que apresenta as duas respostas corretas:
Santa Catarina e Rio Grande do Sul / Felipe Schmidt
Paraná e Santa Catarina / Felipe Schmidt.
Paraná e São Paulo / Hercílio Luz.
Santa Catarina e Paraná / Vidal Ramos.
Assinale a opção correta.
Durante o século XIX e nas primeiras décadas do século XX, entraram no Brasil milhões de estrangeiros, a maioria italianos, portugueses e espanhóis.
As regiões onde mais se concentraram foram:
Norte e Amazônica.
Sul e Nordeste.
Centro-Oeste e Sudeste.
Sul e Sudeste.
Com o incremento da política de imigração oficial, Santa Catarina recebe grande quantidade de alemães, italianos e eslavos, que se estabeleceram nas colônias do Vale do Itajaí. Organizados em propriedades familiares pequenas e produtivas, os imigrantes expandem, a partir de então, a ocupação do território. Sobem o planalto e avançam para o oeste.
Em que período ocorreu esse "incremento da política de imigração oficial"? Assinale a opção correta:
No Primeiro Reinado e no Segundo Reinado.
No Período Colonial e no Período Regencial.
No Segundo Reinado e na República Velha.
Na República Velha e na República da Espada.
Associe a coluna da esquerda (Município) com a coluna da direita (Grupo colonizador), indicando a colonização correspondente.
Município Grupo colonizador
I - Treze Tílias
II - Blumenau
III - Florianópolis
IV - Lages
( ) Açoriano
( ) Austríaco
( ) Paulista
( ) Alemão
Assinale a alternativa que contém a associação CORRETA, de cima para baixo.
III, IV, I e II
II, IV, III e I
III, I, IV e II
IV, II, I e III