"Por que estudar História? Estuda-se História para compreender o presente e criar projetos de futuro é uma das frases mais encontradas em textos relacionados ao assunto e das mais repetidas por professores em suas explicações iniciais sobre o porquê da disciplina na escola."
(BITENCOURT, Circe M. Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 120.)
Avalie as afirmativas sobre as especificidades e a atualidade da disciplina, em relação às demais ciências humanas e suas tecnologias:
I - A história serve para legitimar um passado que explica a formação do Estado-nação e para desenvolver o espírito patriótico e nacionalista.
II - A contribuição da História tem-se dado na formação da cidadania, associada mais explicitamente à do cidadão político.
III - A formação intelectual pelo ensino de História ocorre por intermédio de um compromisso de criação de instrumentos cognitivos para o desenvolvimento de um pensamento crítico.
IV - O conhecimento histórico é o único capaz de garantir uma formação humanística moderna, fundamentada nas singularidades e no respeito pelas diferenças étnicas, religiosas, sexuais das diversas sociedades.
De acordo com Circe Bittencourt, está correto apenas o que se afirma em
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.