TEXTO 1
"Existia ainda uma 'terceira margem' constituída nos campos do cerrado, que se limitava ao sul e a leste com a Floresta Amazônica. A vegetação é rasteira e arbustiva, e lá os povos Macro-Jê encontravam sua morada principal. Sobre essa população recaiu certa miopia cultural, distorcida pelo ponto de vista andino – com suas grandes civilizações –, mas também por uma lente Tupinambá, dos Tupi-Guarani e dos portugueses que cuidaram de detratar esses grupos. Por isso, durante muito tempo eles foram descritos como 'gente bárbara', que não possuíam aldeias, agricultura, transporte ou cerâmica."
(SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 52.)
TEXTO 2
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
1- Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformações e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
2- Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
3- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
4- Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5- Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.
6- Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.
7- Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
FONTE: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em:: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_
O texto 1 foi utilizado em sala de aula como base para abordar a unidade temática “A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano”.
As competências básicas para o Ensino de História, conforme a BNCC, trabalhadas a partir do texto, são:
1 e 2.
1 e 4.
2 e 3.
3 e 4.