O cartaz com a imagem de uma Amazônia paradisíaca foi utilizado como propaganda do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia) durante o Estado Novo.
projeto político do Estado Novo para evitar o bombardeio italiano em terras amazônicas, cobiçadas pelos países do Eixo. Povoar a região, portanto, era a maneira mais segura de evitar a ameaça do inimigo.
alinhamento político e militar do Brasil aos Aliados que haviam perdido os mercados fornecedores de borracha localizados na África e na Ásia. Desse modo, os cearenses foram transformados em “soldados da borracha” porque eram os únicos que traziam de suas terras a experiência da coleta do látex.
mecanismo político de exploração de elementos do imaginário, como a fartura, com o objetivo de recrutar trabalhadores do nordeste brasileiro para os seringais da Amazônia. O fornecimento de matéria prima, como a borracha, para as nações aliadas fazia parte do acordo assinado por Vargas em Washington, em 1942.
instrumento de propaganda para povoar a Amazônia brasileira, que havia sofrido uma grande queda populacional em seu território devido às doenças tropicais. Os nordestinos, por serem mais resistentes, foram convocados para o povoamento da região, ao mesmo tempo em que poderiam ajudar os Aliados na guerra.