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O cartaz com a imagem de uma Amazônia paradisíaca foi utilizado como propaganda do SEMT...

O cartaz com a imagem de uma Amazônia paradisíaca foi utilizado como propaganda do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia) durante o Estado Novo.




Fonte: GONÇALVES, Adelaide & COSTA, Pedro Eymar (orgs.). Mais borracha para a vitória. Fortaleza: MAU/NUDOC; Brasília: Ideal gráfica, 2008. p. 84)

Tal empreendimento era um

A

projeto político do Estado Novo para evitar o bombardeio italiano em terras amazônicas, cobiçadas pelos países do Eixo. Povoar a região, portanto, era a maneira mais segura de evitar a ameaça do inimigo.

B

alinhamento político e militar do Brasil aos Aliados que haviam perdido os mercados fornecedores de borracha localizados na África e na Ásia. Desse modo, os cearenses foram transformados em “soldados da borracha” porque eram os únicos que traziam de suas terras a experiência da coleta do látex.

C

mecanismo político de exploração de elementos do imaginário, como a fartura, com o objetivo de recrutar trabalhadores do nordeste brasileiro para os seringais da Amazônia. O fornecimento de matéria prima, como a borracha, para as nações aliadas fazia parte do acordo assinado por Vargas em Washington, em 1942.

D

instrumento de propaganda para povoar a Amazônia brasileira, que havia sofrido uma grande queda populacional em seu território devido às doenças tropicais. Os nordestinos, por serem mais resistentes, foram convocados para o povoamento da região, ao mesmo tempo em que poderiam ajudar os Aliados na guerra.