Imagem de fundo

Veja a imagem abaixo e leia os textos a seguir: Estudantes velam o corpo de Edson Luís ...

1
Q1226359
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Veja a imagem abaixo e leia os textos a seguir:



Estudantes velam o corpo de Edson Luís na Assembléia Legislativa do Rio: morto por um policial militar durante manifestação no Restaurante Calabouço, em 28/3/1968.

Há 50 anos, paraense de 18 anos levou um tiro durante movimento estudantil no restaurante Calabouço, no Rio. Onda de contestações políticas culmina com AI-5 do regime militar.

(Disponível em:edson-luis-em-1968-deflagra-protestos-no-pais-contra-ditadura-22470751#ixzz5SrWwyKcC>. Acesso em: 3 out. 2018.)

Menino

(Milton Nascimento)

Quem cala sobre teu corpo

Consente na tua morte

Talhada a ferro e fogo

Nas profundezas do corte

Que a bala riscou no peito

Quem cala morre contigo

Mais morto que estás agora

Relógio no chão da praça

Batendo, avisando a hora

Que a raiva traçou

No incêndio repetindo

O brilho de teu cabelo

Quem grita vive contigo.

(Disponível em:< http:www.letrasdemusicas.fm/miltonnascimento/menino> . Acesso em: 3 out. 2018.)

Em Dezembro de 1968, o Regime Militar decretou o Ato Institucional n° 5 em resposta a uma série de protestos da sociedade civil que aconteceram ao longo daquele ano, quando houve a morte do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta as características do período do Regime Militar, especialmente após a vigência do AI-5:

A

Censura e perseguição aos intelectuais como escritores e artistas, que tiveram que usar estratégias para denunciar as arbitrariedades do Regime, como na letra da música “Menino”, de Milton Nascimento.

B

Prisão de políticos de oposição, líderes sindicais, fechamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a utilização da tortura, morte e desaparecimento de presos políticos.

C

Manutenção de eleições diretas para os poderes executivos e legislativo, o que garantia a ampla participação da população no processo político

D

Suspensão do direito de Habeas Corpus, que garantia aos cidadãos não serem presos arbitrariamente e poderem responder a um processo criminal em liberdade.