Veja a imagem abaixo e leia os textos a seguir:
Estudantes velam o corpo de Edson Luís na Assembléia Legislativa do Rio: morto por um policial militar durante manifestação no Restaurante Calabouço, em 28/3/1968.
Há 50 anos, paraense de 18 anos levou um tiro durante movimento estudantil no restaurante Calabouço, no Rio. Onda de contestações políticas culmina com AI-5 do regime militar.
(Disponível em:edson-luis-em-1968-deflagra-protestos-no-pais-contra-ditadura-22470751#ixzz5SrWwyKcC>. Acesso em: 3 out. 2018.)
Menino
(Milton Nascimento)
Quem cala sobre teu corpo
Consente na tua morte
Talhada a ferro e fogo
Nas profundezas do corte
Que a bala riscou no peito
Quem cala morre contigo
Mais morto que estás agora
Relógio no chão da praça
Batendo, avisando a hora
Que a raiva traçou
No incêndio repetindo
O brilho de teu cabelo
Quem grita vive contigo.
(Disponível em:< http:www.letrasdemusicas.fm/miltonnascimento/menino> . Acesso em: 3 out. 2018.)
Em Dezembro de 1968, o Regime Militar decretou o Ato Institucional n° 5 em resposta a uma série de protestos da sociedade civil que aconteceram ao longo daquele ano, quando houve a morte do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto.Censura e perseguição aos intelectuais como escritores e artistas, que tiveram que usar estratégias para denunciar as arbitrariedades do Regime, como na letra da música “Menino”, de Milton Nascimento.
Prisão de políticos de oposição, líderes sindicais, fechamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a utilização da tortura, morte e desaparecimento de presos políticos.
Manutenção de eleições diretas para os poderes executivos e legislativo, o que garantia a ampla participação da população no processo político
Suspensão do direito de Habeas Corpus, que garantia aos cidadãos não serem presos arbitrariamente e poderem responder a um processo criminal em liberdade.