Imagem de fundo

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os métodos de ensino da história tr...

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os métodos de ensino da história tradicional têm sido questionados com maior ênfase. Considerando a reflexão que o PCN faz sobre a trajetória do ensino de história no Brasil, assinale a alternativa que NÃO representa um conceito, uma compreensão, de ensino de História Tradicional.

A

Enfatizar as tradições de um passado homogêneo, com destaques aos personagens históricos que lutaram pela defesa nacional.

B

Entender a história da civilização, integrando o povo brasileiro à moderna civilização ocidental.

C

A história do Brasil é uma relação de edificação com a história Pátria, um passado glorioso.

D

Intercalar gradualmente os conteúdos de história geral e do Brasil, em um processo contínuo da antiguidade aos nossos dias, apontando decadências, evoluções e perceptivas da humanidade.

E

Ter um papel relevante na formação da cidadania, refletir sobre a atuação do indivíduo tanto no âmbito das relações pessoais, afetivas, quanto nas complexidades da convivência e no envolvimento no coletivo. Um trabalho de identidade, construção de diferenças e semelhanças.