Imagem de fundo

O ensino da noção de tempo histórico para os alunos dos diversos níveis de escolarizaçã...

O ensino da noção de tempo histórico para os alunos dos diversos níveis de escolarização pode apresentar alguns obstáculos, especialmente quando o professor limita a compreensão desse conceito. Assinale a alternativa correta em relação ao ensino da noção mencionada.

A

Elaborar atividades em que os alunos devem localizar os acontecimentos em uma linha do tempo ou identificar os séculos a partir dos períodos antes de Cristo e depois de Cristo, usando tempo cronológico como sinônimo de tempo histórico.

B

Explicar as medidas usadas para a localização do tempo, contagem de séculos e algarismos romanos como meio suficiente para a compreensão do tempo histórico.

C

Utilizar a divisão de períodos organizados de acordo com a lógica eurocêntrica, seguindo o modelo francês, que inclui povos considerados significativos na formação do mundo ocidental cristão.

D

Ensinar a Idade Média como período que se centrou no mundo do cristianismo romano ou restringir a Antiguidade Clássica aos povos que viveram em torno do Mediterrâneo.

E

Vivemos em um mundo cujas referências são datadas, por isso, é importante fazer os alunos conhecerem as datas, em alguns casos memorizá-las, porém, a aquisição dessas informações e habilidades deve ser acompanhada de uma reflexão sobre o significado da datação.