Imagem de fundo

TEXTO PARA A QUESTÃO 31 “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característic...

TEXTO PARA A QUESTÃO 31



“A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil. Ela espalhou por nossas vastas solidões uma grande suavidade; seu contato foi a primeira forma que recebeu a natureza virgem do país, e foi a que ele guardou; ela povoou-o como se fosse uma religião natural e viva, com os seus mitos, suas legendas, seus encantamentos; insuflou-lhe sua alma infantil, suas tristezas sem pesar, suas lágrimas sem amargor, seu silêncio sem concentração, suas alegrias sem causa, sua felicidade sem dia seguinte... É ela o suspiro indefinível que exalam ao luar as nossas noites do norte.”.
(NABUCO, Joaquim. Minha formação. Rio de Janeiro: Editora Três, 1974).


Minha Formação foi um livro do abolicionista Joaquim Nabuco, escrito no final do século XIX, portanto pouco mais de uma década depois de abolida a escravidão no Brasil. Em 1888, o Brasil foi o último país ocidental a livrar-se oficialmente do trabalho forçado. Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.

A

A escravidão deixou um legado de desigualdade no país, haja vista que a população negra brasileira ainda é a grande maioria nos bolsões de pobreza e a maioria a sofrer violência policial.

B

A escravidão não deixou marcas profundas no Brasil, já que a população brasileira soube, com o passar das décadas, superar esse triste passado.

C

Com o fim da escravidão no Brasil, o governo lançou uma série de políticas públicas voltadas para a inserção da população negra nas escolas e, consequentemente, no mercado de trabalho.

D

Punições aos erros cometidos pelo escravizados permitiram um desenvolvimento social e econômico por parte da população negra, que se tornou economicamente majoritária no Brasil.

E

Houve, com o fim da escravidão, o acolhimento da população de ex-escravizados em políticas de qualificação profissional, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade dos negros brasileiros.