O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a Terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Apesar de ser um referencial de suma importância para que o homem se situe, a contagem do tempo não é o principal foco de interesse da História.
O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Sobre tempo histórico, marque a opção verdadeira.
É o registro da temporalidade pelo historiador, que tem a ver com a percepção do mesmo em relação às experiências humanas e a maneira como ele enxerga a realidade e como organiza essa percepção, o que, em grande parte, se define no processo de formação inicial do historiador.
É entendido como um tempo externo aos fatos, objetivo, atuando de forma linear e cumulativa. O tempo histórico é para o Positivismo o tempo de medição, de cronologia, que vai garantir a contagem na ordem temporal correta dos fatos históricos.
É tanto o elemento de articulação da/na narrativa historiográfica, como é vivência civilizacional e pessoal. Para cada civilização e cultura, há uma noção de tempo, porém na historiografia a análise do historiador só é procedente se obedecer ao tempo real, ou seja, o ocidental.
É o tempo que conhecemos, atualizado e dividido em mensurações que variam de segundos a milênios. Varia de acordo com cada cultura, porém na historiografia atual, o tempo histórico se equipara ao tempo cronológico.