O livro A Escrita da História, de Peter Burke, publicado originalmente em 1991, discute as mudanças ocorridas na historiografia a partir do surgimento da corrente chamada Nova História. Para isso, vários novos temas da história, entre eles, a história das mulheres, o renascimento da narrativa, a história oral etc. merecem capítulos especiais. Os modos de escrever a História são o ponto central da obra. O autor, tentando definir a História Nova, observa que a mesma se originou associada à Escola de Annales e que, além de lutar por uma história total, opõe-se totalmente ao paradigma tradicional da historiografia. Em relação à conceituação da Nova História, marque o item correto.
Essa Teoria é embasada na luta de classes e esse embate seria o motor da história, através do qual se daria o progresso da história e seria a origem das transformações na estrutura.
Essa Teoria acreditava que os estudiosos deveriam encontrar um fator que determinasse a verdadeira História. Esta seria encontrada nos documentos governamentais e por isso seria indiscutível e nunca estaria errada.
Essa Teoria preocupa-se com uma história total, onde tudo é histórico; dedica-se em analisar as estruturas, observando todos os outros ângulos possíveis e qualquer espécie de documento. Compreendendo uma história serial das estruturas mentais das sociedades e cabe ao historiador a análise desses dados.
Essa Teoria é calcada na figura do método como ponto base da História. A História somente seria considerada verdadeira se fosse comprovada cientificamente.