Eu venho de campos, subúrbios e vilas,
sonhando e cantando, chorando nas filas,
seguindo a corrente sem participar.
Me falta a semente do ler e contar.
Eu sou brasileiro, anseio um lugar,
Suplico que parem, pra ouvir meu cantar.
Você também é responsável,
então me ensine a escrever,
Eu tenho a minha mão domável,
eu sinto a sede do saber. [...]
RIDENTI, Marcelo. Cultura. In: REIS, Daniel Aarão. Modernização, ditadura e democracia (1964-2010), Rio de Janeiro: Objetiva; Madrid: Fundación Mafre, 2014, p.250-251.
Esse trecho é a letra da música de Dom e Ravel intitulada Você também é responsável, gravada em 1969. A canção foi tomada como tema do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) pelo Ministério da Educação.
Em relação ao Mobral, É CORRETO afirmar que:
A preocupação central era que um indivíduo fosse alfabetizado para receber as informações e desempenhar corretamente seu papel na sociedade e no desenvolvimento do país.
Baseava-se no lema "Ainda por amor às crianças é que devemos educar adolescentes e adultos" e pretendia, com o atendimento dos adultos, elevar o nível de vida das crianças.
Apresentava uma proposta de alfabetização e de educação que visava à conscientização dos sujeitos no processo, tendo como um de seus princípios básicos de ensino e aprendizagem que a leitura de mundo precede a da palavra.
Percebia a educação como um ato político e não um ato neutro, preparando os professores para trabalhar segundo essa ótica.