Marc Bloch, em “Apologia da história” ou “O ofício do historiador”, faz importantes considerações acerca das peculiaridades da observação histórica. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com esse autor:
Muitos vestígios do passado oferecem acesso, como testemunhos escritos e não escritos, e constituem marcas perceptíveis aos sentidos, verdadeiros documentos.
A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita e envolve tudo que o homem diz, escreve, fabrica, o toca e informa sobre ele.
O historiador não deve julgar, mas tentar “compreender”. O vocabulário do documento não é nada mais que um testemunho precioso, mas imperfeito e, portanto, sujeito à crítica.
O problema histórico vai definir o tipo de documento que interessa ao historiador; em outras palavras, cada questão histórica corresponde a um único tipo de documento.
A história é uma ciência em obras; dessa maneira, o historiador deve explorar, aventurar, buscar, pois os testemunhos e os documentos só falam quando sabemos os interrogar.