[...] O anacronismo consiste em atribuir a determinadas sociedades do passado nossos próprios sentimentos ou razões, e assim interpretar suas ações; ou aplicar critérios e conceitos que foram elaborados para uma determinada época, em circunstâncias específicas, para outras épocas com características diferentes.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 45.
Para evitar a construção de anacronismos, o professor deve
buscar uma categoria tal como trabalho ou revolução, que é um meio seguro para se evitar que os estudantes possam ter visões anacrônicas da História.
levar o estudante a perceber as diferentes temporalidades no decorrer da história e ter clara sua importância nas formas de organização social.
trabalhar com a linha de tempo em escala ampla, demonstrando que, no mesmo tempo, todas as sociedades em todos os lugares são semelhantes.
utilizar fotografias e filmes como fontes, já que são meios seguros para garantir a correta localização no tempo histórico de determinado fenômeno.