Questões de Concurso #1518806
1
Q1518806
História História do Brasil
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Fundação de Apoio à UNESPAR - UNESPAR
Prova: UNESPAR - Prefeitura de Arapongas - Historiador

Em 23 de julho de 1849, há 171 anos, a Câmara Municipal de Curitiba recebia a incumbência do presidente da província de São Paulo de cobrar o imposto sobre a erva “matte”. Seriam coletados “dez réis por arroba de 'matte' na razão de seis arrobas por cargueiro”. Sobre o ciclo da Erva-Mate, o ciclo econômico que mudou Curitiba, pode-se afirmar que:

A

A produção de Erva-Mate chegou a representar 85% da economia paranaense e trouxe o progresso necessário para a emancipação do estado, que era província de São Paulo.

B

A extração se iniciou quando o governo português demonstrou interesse por essa atividade econômica. A erva era encaminhada para ser beneficiada em São Paulo, nos chamados engenhos, gerando alto lucro para a coroa portuguesa.

C

O período de ouro da Erva-Mate não sofreu recessão com a crise de 1929, quando houve a queda da bolsa de Nova Iorque, mesmo tendo atingido o mundo todo. Curitiba já havia alcançado expressivo desenvolvimento e as atividades econômicas da erva continuaram a prosperar.

D

A Erva-Mate, árvore nativa das florestas paraguaias, chamada em outros tempos de Congonha, (Ilex paraguariensis) é consumida pelos indígenas paranaenses e do Sul, em forma de “chimarrão”, desde um período bem anterior à chegada dos brancos europeus.

E

A extração das folhas de Erva-Mate não era muito complexa, assim, não exigia trabalho sistemático e pontual dentro da mata, o que facilitava sua extração.