BROCOS, Modesto. A redenção de Cam. Rio de Janeiro: único Exemplar, Museu Nacional de Belas Artes. Painel a óleo sobre tela. 199 x 166 cm, 1895.
Observe a tela “A redenção de Cam” (1985) de autoria do pintor espanhol radicado no Brasil, Modesto Brocos, e em seguida assinale a alternativa correta.
A obra de Modesto Brocos apresenta indícios para se pensar as relações sociais harmônicas existentes no Brasil após a proclamação da abolição da escravidão em 1888. Nota-se por meio da simbologia e dos gestos das personagens.
A tela vem sendo utilizada para representar as teorias raciais e de branqueamento do país ocorridas no final do século XIX, é possível observar que a composição é articulada para contemplar um grau de hierarquia e disposição dos personagens retratados.
A tela em questão é uma das precursoras do movimento modernista de 1922 por se tratar de temáticas cientificistas e de contrariedade ao modelo socioeconômico disponível no Brasil no final do século XIX.
A presença das folhagens tropicais apontam para a grande teoria de miscigenação das raças amplamente difundida pelo governo Vargas, pode ser visto na tela ao valorizar a figura do mestiço como gênese da nacionalidade brasileira.