“Após a derrota de Napoleão, os representantes dos países vencedores reuniram-se em um congresso na cidade de Viena para solucionar os problemas surgidos em consequência da Revolução Francesa. Esse Congresso contou com a participação de quase todos os Estados europeus afetados pelas conquistas napoleônicas.” AQUINO, Rubim Santos Leão De. História das Sociedades modernas às sociedades atuais.
Assinale a alternativa incorreta, sobre o Congresso de Viena (1814-1815):
As principais discussões dos encontros das nações vendedoras giravam em torno da necessidade de abolir os vestígios do Antigo Regime, tais como o discurso de legitimidade de sangue, desigualdade jurídica e escravidão nas colônias.
O Congresso de Viena buscava, a partir dos princípios de legitimidade e de conservação, garantir à nobreza a restauração das relações jurídicas e de poder anterior ao domínio Napoleônico.
Uma das principais pautas do Congresso de Viena foi a instituição de um pacto militar internacional (Santa Aliança) formado inicialmente pela Prússia, Rússia e Áustria. A Santa Aliança teria poder de reprimir movimentos revolucionários e liberais que eclodissem em qualquer parte do continente europeu.
A proposta de reordenamento territorial entre os países europeus, seguiu o princípio equilíbrio de forças, de modo que a reorganização das fronteiras dos países levou em consideração não apenas as antigas demarcações e as diferenças culturais tradicionais, mas a harmonia na divisão dos territórios disputados.