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“Escrava Anastácia (Pompeu, 12 de Maio de 1740 – data e local de morte incertos) é uma ...


“Escrava Anastácia (Pompeu, 12 de Maio de 1740 – data e local de morte incertos) é uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, adorada informalmente pela realização de supostos milagres. A própria existência da Escrava Anastácia é colocada em dúvida pelos estudiosos do assunto, já que não existem provas materiais da mesma. O seu culto foi iniciado em 1968, quando numa exposição da Igreja do Rosário do Rio de Janeiro em homenagem aos 90 anos da Abolição, foi exposto um desenho de Étienne Victor Arago representando uma escrava do século XVIII que usava máscara de ferro (método empregado nas minas de ouro para impedir que os escravos engolissem o metal).”

(Disponível em: http://www.centroanastacia.com/index.php/quem-somos/escrava-anastacia.)


Os escravizados eram vigiados de perto por feitores que quase sempre os castigavam por qualquer pequena falta, como fazer uma pausa para descanso ou se distrair no trabalho. Os castigos eram muitos: a gargalheira, a máscara de flandres, entre outros. Sobre o tratamento dos escravos no período colonial do Brasil e sua forma de resistência, é correto afirmar que:

A

Para conter o excesso de castigo, a partir do século XVII, um conjunto normativo de leis foi formado por Portugal. As leis existiam, mas não eram cumpridas de forma integral.

B

Tudo dependia do bom senso e da moral do senhor. Não havia uma regra geral, ou leis que orientassem a ação em relação aos escravos. Cada um agia de acordo com a sua vontade.

C

A única lei vigente era a dos três “pês”, pano (para vestir), pão (para comer e aguentar o trabalho) e pau (para andar na linha). Essa era uma mensagem cristã que permitia matar o escravo, se necessário, e tratá-lo como mercadoria.

D

Uma ideia muito forte na época era a de que o tráfico negreiro tirava os escravos do paganismo e trazia à salvação, portanto, tornavam-se “cristãos novos”, o que deveria limitar radicalmente a forma de ação dos senhores em relação a eles.