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As fontes históricas, entendidas como os vestígios deixados pelos seres humanos ao long...

As fontes históricas, entendidas como os vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo e que trazem resquícios de suas práticas particulares e de seu grupo, podem ser trazidas para a sala de aula a partir das tecnologias. Há uma série de arquivos virtuais com seus acervos digitalizados parcialmente e que permitem o contato com fontes oficiais, fotografias ou mesmo dados imigratórios, registros estatísticos, dentre outros. Um exemplo é o arquivo da Biblioteca Nacional, em sua hemeroteca digital [https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital], que disponibiliza diversos periódicos brasileiros gratuitamente para consulta. [...]

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(Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_p roducao_de_conhecimento_historico.pdf.)



O uso de fontes históricas não é prática totalmente nova na pedagogia das aulas de história. Nos dias atuais, com a tecnologia como elemento facilitador do acesso a essas fontes:

A

Percebe-se a ruptura com a ordenação temporal e espacial dos conteúdos, perdendo-se a necessidade de analisar as múltiplas temporalidades de que estão imbuídas tais fontes.

B

Urge que se tenha a compreensão da relatividade do conhecimento histórico, fruto não de verdades definitivas, mas do olhar do historiador – sempre seletivo –, do método e das fontes.

C

Incorpora-se o uso de diversas linguagens de ensino, com especial atenção para o cinema, a música, a imagem e os documentos históricos, desde que isentos de qualquer ideologia.

D

Constrói-se um consenso em torno da possibilidade de estudar toda a história da humanidade, de épocas e lugares, sem a necessidade de fazer recortes de temáticas e problemáticas específicas.