O Nilo, maior rio do mundo, oferece condições de vida para muitas espécies animais e vegetais e foi às suas margens que se formaram as primeiras comunidades sedentárias organizadas. A mais antiga data de 15 mil anos atrás. Foi nessa região que floresceu o Egito. A respeito do tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Por volta de 3.200 a.C., toda a região do vale do Nilo, que abrigava inúmeras comunidades aldeãs sedentárias, foi unificada e controlada por um Estado de caráter teocrático, isto é, religioso, centralizado na figura dos faraós.
O Nilo também atravessava todo o território onde habitavam os povos negros da Núbia, que apesar da proximidade, não tiveram contato com o Egito. Eram comunidades alheias à existência uma da outra.
Os faraós eram vistos como seres divinizados, eram considerados a personificação viva de Rá, o deus-sol, e a réplica de Osíris, o senhor da terra dos mortos.
A presença núbia era constante ao longo dos milênios da história do Império egípcio e é atestada nas pinturas das paredes das pirâmides, nas ilustrações dos papiros e na rica estatuária.
O faraó se apoiava numa elite governante constituída por aliados e dependentes pessoais, de onde provinham escribas, sacerdotes e chefes militares.