Imagem de fundo

Em 24 de outubro de 1933, foi lançada a Pedra Fundamental de Goiânia, iniciando-se as o...

Em 24 de outubro de 1933, foi lançada a Pedra Fundamental de Goiânia, iniciando-se as obras de construção da nova capital. Pedro Ludovico Teixeira foi o idealizador e fundador da cidade; Atílio Correia Lima e Armando Augusto Godoy foram os autores do projeto arquitetônico; e os irmãos Abelardo e Jeronimo Coimbra Bueno seus construtores juntamente com mais de 4 mil operários anônimos (adaptado de CHAUL, Nasr Fayad. A construção de Goiânia e a transferência da capital. 2 ed. Goiânia: Ed. UFG, 1999, p. 104).


Sobre a construção de Goiânia e a transferência da capital, marque a alternativa incorreta:

A

A ideia de transferir a capital da Capitania de Goiás esteve presente desde o período colonial com o Conde dos Arcos, e adentrou o período imperial com Miguel Lino de Morais e Couto de Magalhães, chegando aos primeiros anos da República com Rodolfo Gustavo da Paixão; estes estão entre os dirigentes políticos da região que suscitavam a necessidade de mudança da capital, alegando, a precariedade da situação geográfica da cidade, a dificuldade de acesso e a insalubridade do clima.

B

Em termos políticos, a construção de Goiânia insere-se na conjuntura da Revolução de 1930, que pretendia, entre outros objetivos, enfraquecer o poder das oligarquias regionais sobre as instâncias políticas e administrativas.

C

As antigas oligarquias apeadas do poder e a população da Cidade de Goiás opuseram-se à ideia e buscaram apoio junto à opinião publica contra o ideal de mudança da capital.

D

A necessidade de desenvolver a economia regional justificou a fundação da nova capital goiana, cujo urbanismo, entretanto, não superou o traçado barroco da arquitetura colonial, símbolo do atraso econômico.