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Documento 1A redenção de Cam, 1895. Modesto Brocos. Óleo sobre tela. Acervo do Museu Na...

Documento 1



A redenção de Cam, 1895. Modesto Brocos. Óleo sobre tela. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes.


Documento 2


[Noé], segundo o livro de Gênesis, teria tido 3 filhos (Sem, Cam e Jafé), os quais foram responsáveis por povoar a terra. Nesse mito, Noé, após se embriagar com vinho, deitou-se nu em sua tenda. Seu filho Cam, cujo filho é Canaã, teria visto sua nudez, o que era extremamente recriminado pelos hebreus, e contado para seus irmãos. Quando seu pai soube do ocorrido, amaldiçoou o filho mais novo de Cam com a seguinte frase: “Maldito seja Canaã; seja servo dos servos de seus irmãos” (Gênesis 9:25).


ROEDEL, Hiran. Do mito de Cam ao racismo estrutural: uma pequena contribuição ao debate. Projeto AFRO-PORT: afrodescendência em Portugal. Lisboa, n. 02. Julho, 2020. p. 4.


Os documentos apresentam momentos específicos sobre a percepção das pessoas pretas em dois contextos específicos. Acerca desses dois cenários, é possível afirmar que, respectivamente, temos:

A

O princípio da “confraternização das raças”, consagrado nos estudos do intelectual brasileiro Oracy Nogueira, a partir do enfrentamento de práticas racistas no Brasil; o fundamento de base cristã na justificativa dos processos de escravização de povos indígenas e africanos.

B

A lógica do “embranquecimento da nação” no final do século XIX, estabelecido por uma intensificação da entrada de imigrantes europeus no Brasil; a justificativa no campo das crenças para uma determinada ação direcionada contra certos sujeitos históricos.

C

A fundamentação, em forma de imagem, da “democracia racial brasileira”, teorizada por Florestan Fernandes, justificada pela presença de sujeitos de diversas tonalidades de cor de pele; o princípio racial estruturado pelas bases do monoteísmo judaico-cristão romano.

D

A mitificação do homem preto como herdeiro direto de Cam, portanto pecador, representado sentado na pintura; a narrativa religiosa cristã que apresenta os escravizados de origem africana como herdeiros do filho de Noé.

E

O estabelecimento da crença religiosa de que povos africanos deveriam ser escravizados por povos europeus; a crítica da “democracia racial”, entendida como mito pelos movimentos religiosos contemporâneos.