Considere os versos a seguir:
“Meu avô lá no Congo
Foi Rei Bantu
Mas aqui eu sou rei
Do Maracatu
Eu fiz meu reinado
Fiz meu tarbuco
Lá nos carnaviá
Do meu Pernambuco
[...].”
Rei Bantu, música de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1950.
A música “Rei Bantu”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, faz referência aos enraizamentos culturais africanos no Brasil ocasionados pelo tráfico forçado de pessoas escravizadas, um fenômeno histórico que pode ser visto em toda a América. Partindo do trecho acima e dos conhecimentos sobre cultura no Brasil Colonial, assinale a alternativa correta.
As reminiscências culturais africanas podem ser vistas em festas e religiões no Brasil, mas não influenciaram outros hábitos da sociedade colonial, como idioma ou culinária.
No período colonial, as irmandades religiosas leigas surgiram com o intuito de barrar a realização de festividades, especialmente aquelas que demonstrassem traços africanos
Festas brasileiras populares, como a Congada, revelam a capacidade de resistência e adaptação das tradições africanas vindas com o tráfico forçado.
A classe senhorial, aliada com a Igreja Católica, buscou o apagamento integral de culturas africanas em um processo conhecido como sincretismo.
A proibição de festas de origem bantu na Bahia acarretou a eclosão de revoltas de pessoas escravizadas, das quais se destaca a Revolta dos Malês.