Questões de Concursos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT)

Ver página IFMT/MT Navegar questão a questão

Questão 1041459

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 1

Banca:

Nível: Superior

Assinale a alternativa que apresenta correta correlação entre a relação de sentido e o exemplo dado no fragmento.
  • A. Finalidade → As empresas hoje precisam inovar se quiserem sobreviver.
  • B. Acréscimo → Devem ainda agir com discrição, como os ninjas.
  • C. Oposição → Ter um plano definido é essencial, contudo ele tem de ser uma estratégia viva.
  • D. Condição → Mesmo a operação mais bem planejada pode ser alterada.

Questão 1041460

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 2

Banca:

Nível: Superior

O adjetivo vai para o masculino plural, quando estiver posposto aos substantivos de gêneros diferentes aos quais se refere. Marque V para os trechos que exemplificam essa regra da escrita culta e F para os que não a exemplificam.

( ) Isso vale especialmente para o setor de tecnologia, em que as mudanças são rápidas e transformam mercados inteiros.

( ) As lideranças e os empreendedores determinados devem ter foco nos objetivos

( ) Lançar um produto ou ideia inovadores requer tempo e os melhores

( ) Em um mundo tecnológico em mudança, os inovadores devem ser flexíveis e capazes de seguir o fluxo quando o cenário muda.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, V, F
  • B. F, F, F, V
  • C. V,F, F, V
  • D. V, V, V, F

Questão 1041461

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 3

Banca:

Nível: Superior

Em relação ao trecho operação mais bem planejada, assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente as classes de palavras que o compõem.
  • A. Verbo, adjetivo, substantivo, verbo.
  • B. Substantivo, advérbio, advérbio, adjetivo.
  • C. Substantivo, substantivo, adjetivo, verbo.
  • D. Verbo, advérbio, advérbio, adjetivo.

Questão 1041462

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 4

Banca:

Nível: Superior

A leitura do texto permite afirmar que o autor
  • A. critica o fato de haver inquirição dos candidatos ao doutoramento.
  • B. lamenta seu tempo de professor universitário, o que não lhe traz boas lembranças.
  • C. relata uma experiência de tempo passado sem expressar reflexão a respeito.
  • D. advoga a tese de que os candidatos ao doutoramento devem ter suas próprias ideias.

Questão 1041463

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 5

Banca:

Nível: Superior

Sobre o segmento a leitura só é boa quando é bovina, quando leva à ruminação, pode-se ter a seguinte interpretação:
  • A. A leitura torna-se significativa quando leva tempo a ser realizada.
  • B. Se ruminar indica mastigação lenta, leitura boa significa demorada.
  • C. Quando a leitura produz reflexão, torna-se significativa.
  • D. Leitura bovina é leitura de grandes obras, clássicos da literatura.

Questão 1041464

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 6

Banca:

Nível: Superior

Em relação ao sentido expresso por termos usados no texto, analise as afirmativas.

I - Na linha 1, a palavra ainda tem valor semântico relacionado a tempo.

II - A expressão com antecedência (linha 2) indica uma circunstância de tempo.

III - A palavra também (linha 12) apresenta ideia de comparação.

IV - Na linha 11, o termo talvez indica ideia de dúvida.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Questão 1041465

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 7

Banca:

Nível: Superior

Assinale o trecho que revela ideia de causa-consequência.
  • A. Quando eu ainda era professor universitário, fui nomeado presidente de uma comissão que iria examinar os candidatos ao doutoramento.
  • B. Aí no dia do exame eu tive uma ideia que submeti aos meus colegas e eles concordaram.
  • C. E, em oposição àqueles que ensinam leitura dinâmica, Schopenhauer afirma que a leitura só é boa quando é bovina, quando leva à ruminação.
  • D. De tanto ler o que os outros pensavam, eles se haviam esquecido daquilo que eles mesmos pensavam.

Questão 1041466

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 8

Banca:

Nível: Superior

Os tempos verbais assinalam uma relação temporal do fato expresso com o momento em que ocorre a enunciação (oral ou escrita). Sobre formas verbais do texto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. seja (linha 11) → exprime um fato que acontece no momento da fala: os membros da comissão refletindo sobre o desempenho dos candidatos.
  • B. era (linha 1) → exprime um fato não tomado como concluído, anterior ao momento da fala: o autor narra um fato acontecido à época em que trabalhava como professor universitário.
  • C. fui (linha 1) → exprime um fato passado, apresentado como acabado: a nomeação do autor como presidente de uma comissão.
  • D. iria (linha 1) → exprime um fato futuro tomado em relação a um fato passado: o exame dos candidatos ao doutoramento seria realizado depois da nomeação da comissão.

Questão 1041467

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 9

Banca:

Nível: Superior

A construção dos sentidos de um texto dá-se por meio de elementos coesivos. Sobre tais recursos no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No segmento O que nos levou a pensar que talvez seja isto que acontece: de tanto ler as ideias de outros, os alunos se esquecem de que eles também podem pensar, o termo isto é um elemento coesivo anafórico.

( ) Em Uma longa lista de livros havia sido preparada com antecedência, livros que os candidatos deveriam estudar, a repetição do termo livros constitui coesão lexical. ( ) Os pronomes são elementos coesivos por excelência; em Pensei que seria uma felicidade, o pronome que é um recurso coesivo referencial.

( ) Como conjunção, a palavra assim, em Assim, quando o candidato passava pela porta da sala, é elemento coesivo responsável por encadear ideias.

( ) Ocorre exemplo de coesão denominada elipse em Aí, no dia do exame, tive uma ideia que submeti aos meus colegas.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, F, V, V, F
  • B. V, V, F, F, V
  • C. F, V, F, V, V
  • D. V, F, F, V, F

Questão 1041468

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT (IFMT/MT) 2014

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Biologia / Questão 10

Banca:

Nível: Superior

Leia atentamente a peça publicitária abaixo.

Sobre a propaganda, assinale a afirmativa correta.

  • A. O termo tudo e as partes não verbais levam ao sentido do que é apresentado de São Paulo: trabalho e estudo.
  • B. Se não houvesse imagens acompanhadas de legendas, o slogan poderia se referir a qualquer cidade, não só a São Paulo, e a qualquer aspecto.
  • C. Os elementos não verbais representam a totalidade de programas que São Paulo tem a oferecer aos possíveis turistas, a quem é endereçada a propaganda.
  • D. A indefinição do pronome tudo prejudica a pretensão da propaganda que é mostrar a abrangência do que a cidade de São Paulo tem a oferecer.