O SSD (Solid-State Drive)
é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). O dispositivo possui poucas partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento dos dados, funcionando de forma similar aos sistemas magnéticos.
possui consumo reduzido de energia, embora seja mais pesado que os discos rígidos (HDs), conseguindo trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 90 °C). Realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando taxas de 250 GB/s na gravação e 700 GB/s na leitura.
apresenta alto custo, com valores muito superiores ao dos HDs, mas sua capacidade de armazenamento, muito superior à dos HDs, compensa a diferença de custo, podendo dispensar o uso de HDs no computador.
possui como vantagem o tempo de acesso reduzido à memória flash, quando comparado com os meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas.