O novo golpe é realizado através do envio de e-mails falsos. Esses e-mails sugerem que o usuário participe de um suposto concurso para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014, realizado por uma grande empresa de tecnologia. A mensagem solicita que o usuário cadastre-se para ser um dos 2000 torcedores premiados. Ao clicar no suposto link para a promoção, o usuário é levado a uma nova página para se cadastrar. Nela, o internauta tem que preencher dados cadastrais, incluindo informações bancárias. Na prática, todas as informações bancárias são enviadas para o cibercriminoso, que passa a utilizar esses dados para praticar crimes virtuais. É importante ressaltar que a empresa de tecnologia citada no falso e-mail está promovendo um sorteio real, no qual oferece realmente 2000 ingressos para a Copa do Mundo, o que tem confundido os internautas.
(http://fernandafav.jusbrasil.com.br/noticias/114084754/ novo-golpe-online-relacionado-a-copa-rouba-dados-deusuarios? ref=home)
A notícia é mais um crime que busca violar a segurança da informação e se refere a
uma técnica conhecida como e-mail spoofing, que é bastante usada para propagação de malwares, envio de spam e em golpes de phishing.
uma técnica conhecida como varredura de rede ou scan, que, com base nas informações coletadas, torna vulneráveis os serviços associados a elas.
um vírus propagado por e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre o link de um malware que, quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
um bot, um spyware que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor e que permite que o computador invadido seja controlado remotamente.
um trojan link que redireciona a navegação do usuário para um site específico, com o objetivo de capturar seus dados pessoais.