De acordo com a NR 6.118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, “estádios” podem ser definidos como os estágios de tensão pelos quais um elemento fletido passa, desde o carregamento inicial até a ruptura. A imagem descreve o comportamento de uma viga simplesmente apoiada submetida a um carregamento externo crescente a partir de zero.

(Considere que: Estádio Ia –o concreto resiste à tração com diagrama triangular; Estádio Ib – corresponde ao início da fissuração no concreto tracionado; Estádio II – despreza-se a colaboração do concreto à tração; Estádio III – corresponde ao início da plastificação (esmagamento) do concreto à compressão.)
Considerando que cada estádio tem a sua importância; analise-as.
1. Estádio Ia: verificação das deformações em vigas (seções predominantemente fissuradas) e análise das vigas em serviço.
2. Estádio Ib: verificação das deformações em lajes calculadas segundo a teoria da elasticidade, pois elas geralmente se apresentam pouco fissuradas.
3. Estádio II: cálculo do momento fletor de fissuração (solicitação que pode provocar o início da formação de fissuras).
4. Estádio III: dimensionamento dos elementos estruturais no Estado-Limite Último (ELU).
Está correto o que se afirma apenas em
3.
4.
2 e 4.
1, 2 e 3.