Imagem de fundo

De acordo com IBGE/PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), a taxa ...

De acordo com IBGE/PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), a taxa de desocupação foi de 11,0% no trimestre móvel referente aos meses de outubro a dezembro de 2019. São, aproximadamente, 11,6 milhões de pessoas desocupadas no Brasil. O IBGE classifica pessoas desocupadas como sendo

A

pessoas que, para sobreviver, exerceram algum trabalho, de auto-ocupação, de forma descontínua e irregular, ainda que não remunerado em negócios de parentes e, além disso, tomaram providências concretas, nos trinta dias anteriores ao da entrevista ou até doze meses atrás, para conseguir um trabalho diferente deste.

B

pessoas que não possuem trabalho e nem procuraram nos últimos trinta dias, por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos doze meses.

C

pessoas sem trabalho, que geram rendimentos para o domicílio, que tomaram alguma providência efetiva para conseguir no período de referência de 30 dias e que estavam disponíveis para assumir na semana da pesquisa.

D

pessoas que perderam o emprego por não serem mais necessários ou essenciais na função que exercia e também por não aceitar padrões menores de remuneração do empregador.

E

pessoas que perderam o emprego apenas momentaneamente, pois estão trocando de trabalho. Da mesma forma, alguém que está aguardando por uma melhor oferta de emprego.