Baseando‐se na NBR 10837 (Cálculo de Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto – 1989) e na NBR 8798 (Execução e Controle de Obras de Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto – 1985), Ramalho e Corrêa (2003, p. 6) consideram que “entende‐se por um componente da alvenaria uma entidade básica, ou seja, algo que compõe os elementos que, por sua vez, comporão a estrutura”. Afirmam, assim, que “os componentes principais da alvenaria estrutural são: blocos, ou unidades; argamassa; graute; e, armadura”. Considerando a caracterização e a função destes componentes nas construções em alvenaria estrutural (Ramalho e Corrêa, 2003, p. 7‐9), é correto afirmar que o(a)s
argamassa, como componente básico da alvenaria estrutural, é a principal responsável pela definição das características resistentes da estrutura.
graute tem como função propiciar o aumento da área da seção transversal das unidades ou promover a solidarização dos blocos com eventuais armaduras posicionadas nos seus vazios.
armadura possui as funções básicas de solidarizar as unidades, transmitir e uniformizar as tensões entre as unidades de alvenaria, absorver pequenas deformações e prevenir a entrada de água e de vento nas edificações.
unidades são barras de aço utilizadas nas construções em alvenaria, sendo as mesmas utilizadas nas estruturas de concreto armado, devendo, neste caso, estar sempre envolvidas por graute, para garantir o trabalho conjunto com os demais componentes da alvenaria.