Questões de Concurso de Legislação Aplicada CNE/CEB - Legislação dos Órgãos

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Questão de Concurso - 723265

Concurso MEC Analista Educacional 2014

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue os itens que se seguem a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação. De acordo com disposição expressa na Resolução CNE/CEB n.º 4/2009, o poder público será responsável pela supressão de barreiras e obstáculos na comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 723267

Concurso MEC Analista Educacional 2014

Questão 64

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes. Identificar os recursos e os materiais adaptados para atender às necessidades do aluno é atribuição do professor de AEE.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1159035

Concurso ESEF Procurador Jurídico 2019

Questão 59

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Conforme as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (Resolução CNE/CP n° 2, de 1° de Julho de 2015), com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as instituições formadoras em articulação com os sistemas de ensino, em regime de colaboração, deverão promover, de maneira articulada, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para viabilizar o atendimento às suas especificidades nas diferentes etapas e modalidades de educação básica, observando as normas específicas definidas

  • A.

    pela Diretoria Executiva do Ministério da Educação.

  • B.

    pelo respectivo Conselho Estadual da Educação.

  • C. pelo Conselho Nacional de Educação.
  • D.

    pelo Conselho Executivo do Ministério da Cultura.

  • E.

    pela Diretoria do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ministério da Educação.

Questão de Concurso - 1084010

Concurso

Questão 11

Nível

Leia a manchete a seguir.


Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes Curriculares Nacionais

  • A. instituem a adoção do turno único (jornada escolar de 7 horas) para todos os sistemas educacionais
  • B.

    instituem a adoção do turno parcial (matutino ou vespertino) para todos os sistemas educacionais.

  • C.

    deixam a critério de cada sistema educacional definir a jornada escolar de suas escolas e defendem sua ampliação.

  • D.

    deixam a critério de cada escola definir sua jornada escolar.

  • E.

    mencionam esse tema, mas não definem os procedimentos a serem adotados.

Questão de Concurso - 1026756

Concurso Profissional da Educação II - Área Pedagogo 2016

Questão 33

Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo discutida pela sociedade na atualidade, faz referência
  • A. a um conjunto de normas disciplinares que devem guiar as escolas municipais.
  • B. às diretrizes relativas ao que deve ser ensinado aos professores nos programas de formação continuada.
  • C. ao conjunto de conhecimentos essenciais a que todo estudante brasileiro deve ter acesso.
  • D. ao comportamento que deve ser assumido pelos professores nas escolas brasileiras.

Questão de Concurso - 1214723

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 19

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 concebe o currículo como

  • A.

    a seleção das disciplinas das quais emanam os conteúdos.

  • B.

    a relação de conteúdos organizados de forma sequencial.

  • C.

    o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

  • D.

    o conjunto das disciplinas e conteúdos selecionados no Projeto Político Pedagógico.

Questão de Concurso - 1214725

Concurso Professor - Área: Educação Especial 2019

Questão 20

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Sobre os critérios da promoção e a classificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/2010, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, devem prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

  • B.

    A possibilidade de aceleração de estudos para alunos independe do seu atraso escolar;

  • C.

    Pode haver aproveitamento de estudos, mesmo aqueles concluídos sem êxito.

  • D.

    A oferta de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar é opcional, desde que prevista no regimento escolar.

Questão de Concurso - 1214878

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 18

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Médio

De acordo com a Resolução CNE/CEB n°04/2010, NÃO faz parte do exercício da gestão democrática, entre outros,

  • A.

    a compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca de uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã.

  • B.

    a prática em que os sujeitos constitutivos da comunidade educacional discutam a própria práxis pedagógica impregnando-a de entusiasmo e de compromisso com a sua própria comunidade, valorizando-a, situando-a no contexto das relações sociais e buscando soluções conjuntas.

  • C.

    a instauração de relações entre os estudantes, assistidos e acompanhados diretamente por um profissional da educação que lhes proporcione espaços de convivência e situações de aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas esportivas, artísticas e políticas.

  • D.

    a construção de relações interpessoais solidárias, geridas de tal modo que os professores se sintam estimulados a conhecer melhor os seus pares (colegas de trabalho, estudantes, famílias), a expor as suas ideias, a traduzir as suas dificuldades e expectativas pessoais e profissionais.

Questão de Concurso - 1214881

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 19

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Médio

O Ensino Fundamental, com duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária:

  • A.

    dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade.

  • B.

    dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

  • C.

    dos 3 (três) aos 14 (quatorze) anos de idade.

  • D.

    dos 7 (sete) aos 15 (quinze) anos de idade.

Questão de Concurso - 1214885

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 20

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Médio

De acordo com a Resolução CNE/CEB n° 7, de 14/12/2010, o currículo do Ensino Fundamental é entendido como sendo

  • A.

    constituído pelas áreas de conhecimento, entre elas Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Ensino Religioso.

  • B.

    constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.

  • C.

    constituído pelas áreas de conhecimento, entre elas Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

  • D.

    constituído pelas experiências escolares e pelas relações sociais, priorizando as vivências e saberes dos alunos.