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De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil, a atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes de maneira contraditória, no cotidiano das instituições. Dentre as orientações relacionadas a seguir, assinale a correta.
  • A. As crianças aprendem não só a matemática, mas todos os outros conteúdos, por repetição e memorização, por meio de uma sequência linear de conteúdos encadeados do mais fácil para o mais difícil.
  • B. A ampliação dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e pesquisas realizadas no campo da educação matemática permitem a concepção de aprendizagem restrita à memorização, repetição e associação.
  • C. A conservação do número não é um pré‐requisito para trabalhar com os números e, portanto, o trabalho com conteúdos didáticos específicos não deve estar atrelado à construção das noções e estruturas intelectuais mais gerais.
  • D. Primeiro trabalha‐se o conceito no concreto para depois trabalhá‐lo no abstrato. O concreto e o abstrato se caracterizam como duas realidades dissociadas, em que o concreto é identificado com o manipulável e o abstrato com as representações formais, com as definições e sistematizações.