Imagem de fundo

A educação especial era fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, organizou...

A educação especial era fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, organizou-se tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, levando à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/ anormalidade,

A

contribuía efetivamente com o papel da escola para desenvolver os valores essenciais ao convívio humano e, ao mesmo tempo, proporcionava oportunidades que permitissem a inclusão de todos os alunos com deficiência no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho.

B

pressupunha que a educação devia ser ministrada com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência da pessoa com deficiência, na escola, nos princípios de liberdade para aprender, no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e nos ideais de solidariedade humana.

C

favorecia o atendimento educacional especializado, respeitadas as singularidades de aprendizagem, ao aluno com deficiência, seu preparo para a prática escolar, o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

D

determinava formas de atendimento clínico terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que definiam, por meio de diagnósticos, as práticas escolares para os alunos com deficiência.

E

garantia a elaboração de um currículo escolar funcional que valorizasse a ação do aluno, deslocando o papel do professor para que este se tornasse o agente de mobilização da capacidade intelectual de quem aprende.