Questão de concurso
1
Q1021527
Legislação dos Órgãos Organização Mundial da Saúde - OMS - Legislação Aplicada
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - ISCMSP - Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Médico Residente

Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. No Brasil, os últimos casos de sarampo foram registrados no ano de 2015, em surtos ocorridos nos estados do Ceará (211 casos), de São Paulo (dois casos) e de Roraima (um caso), associados ao surto do Ceará. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, declarando a região das Américas livre do sarampo.

A Venezuela enfrenta, desde julho de 2017, um surto de sarampo, sendo a maioria dos casos provenientes do estado de Bolívar. O estado de Roraima vem recebendo imigrantes desse país, que se encontram alojados em abrigos, residências alugadas e praças públicas. Em 14/2/2018, a Secretaria de Saúde do estado de Roraima (SES/RR) notificou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde um caso suspeito de sarampo, no município de Boa Vista‐RR. Tratava‐se de uma criança de um ano de idade, venezuelana, não vacinada, que apresentou febre, exantema, acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite, sendo confirmado por critério laboratorial. Até o dia 1.º/10, foram notificados 516 casos suspeitos de sarampo, dos quais 330 foram confirmados e 101 estão em investigação. A tabela abaixo traz os casos confirmados de sarampo, por faixa etária, em Roraima, em 2018.

A partir dos dados da tabela apresentada, assinale a alternativa correta.

A
Quando calculadas as incidências dos casos confirmados por faixa etária, observa‐se uma maior incidência nos menores de um ano de idade, grupo que não possui recomendação de vacinação na rotina. Porém, em situações de surto, trata‐se de um grupo prioritário para vacinação na contenção da doença.
B
Quando calculadas as incidências dos casos confirmados por faixa etária, observa‐se uma maior incidência em pacientes de um a quatro anos de idade, grupo que apresenta maior vulnerabilidade para a doença por já não receber o aleitamento materno exclusivo.
C
A incidência dos casos confirmados de sarampo no estado de Roraima é de 7,44/100.000 habitantes.
D
Pode‐se dizer que está caracterizada uma epidemia de sarampo no estado de Roraima.
E
A incidência de casos confirmados de sarampo aumenta com a idade, demonstrando a necessidade de se vacinar principalmente a população de adultos jovens.