Imagem de fundo

Segundo a norma ISO/IEC nº 17.025/2005 – Requisitos gerais para a competência de labora...

Segundo a norma ISO/IEC nº 17.025/2005 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, diversos fatores determinam a correção e a confiabilidade dos ensaios e/ou calibrações realizados pelo laboratório. Esses fatores incluem contribuições de fatores humanos, acomodações e condições ambientais, métodos de ensaio e calibração e validação de métodos, equipamentos, rastreabilidade da medição, amostragem e manuseio de itens de ensaio e calibração. Considerando os requisitos específicos para rastreabilidade de medição, no que diz respeito à calibração, as seguintes notas são corretas, EXCETO:
A
O termo “especificação metrológica identificada” significa que deve estar clara no certificado de calibração a especificação com a qual as medições foram comparadas, por meio da inclusão da especificação ou fornecendo uma referência sem ambiguidades a tal especificação.
B
A cadeia ininterrupta de calibrações ou comparações pode ser obtida em várias etapas, realizadas por diferentes laboratórios que possam demonstrar rastreabilidade.
C

Os laboratórios de calibração que mantenham seus próprios padrões primários ou representação de unidades SI baseada em constantes físicas fundamentais podem declarar rastreabilidade ao sistema Si, somente após a comparação direta ou indireta desses padrões com outros padrões similares de um instituto nacional de metrologia.

D
Quando os termos “padrão internacional” ou “padrão nacional” forem utilizados à rastreabilidade, assume-se que esses padrões possuem as propriedades de padrões primários para a realização das unidades SI.
E
A rastreabilidade a padrões nacionais requer necessariamente o uso de instituto nacional de metrologia do país no qual o laboratório está localizado.