Constata-se, nos últimos anos, que os sistemas de ensino desenvolveram esforços com o intuito de propiciar amplo atendimento a adolescentes jovens e adultos, tanto no que se refere ao acesso à escolaridade obrigatória quanto às iniciativas de caráter preventivo, visando diminuir a distorção idade/ano. Como exemplos, podem ser citadas as classes de aceleração e a EJA. Estas, no entanto, são categorias diferentes, pois as primeiras são meios didáticopedagógicos e pretendem sincronizar o ingresso de estudantes com distorção idade/ano escolar, fazendo avançar mais rapidamente o processo. Já a EJA é
um programa formalmente estruturado que pretende garantir a aprendizagem por meio de práticas ritualísticas inflexíveis, tais como se cristalizam nas rotinas domésticas e escolares.
um modelo disciplinar direcionado para a transmissão de conteúdos específicos, organizado em tempos rígidos e centrado no trabalho individual, muitas vezes solitário, por falta de espaços interativos.
uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas, quais sejam: a função reparadora, a equalizadora e a qualificadora.
um exame realizado por instituições devidamente credenciadas que visa verificar se os jovens e adultos interessados na escolarização detêm as competências correspondentes.